Em 1998 o músico e produtor cultural Nelson Freitas criava a empresa para dar representavidade jurídica aos projetos que desenvolvia.

Por que Água Grande?
Segundo o dicionário indígena, Água Grande é a tradução de Iguaçu, que quer dizer rio ou lago grande.

O nome foi batizado pelos índios Tamoios devido ao cauduloso Rio “Iguassú”, citado em relato de Nicolau Durand de Villegagnon, quando em 1555 invadiu a Baía da Guanabara em busca de refúgio para fiéis perseguidos na Europa.

Água Grande tem, portanto, identidade com uma cidade e seus ancestrais, os índios Tamoios, que Gabriel Soares de Souza, um escrivão e cronista Português, descreve em seu "Tratado Descritivo do Brasil" de 1587: “os Índios Tamoios eram talentosos músicos e dançarinos, também compositores com iniciativas de improvisos”.

A Água Grande leva para as suas ações o desejo de torná-las tão essenciais ao exercício da cidadania quanto a água é para a vida do ser humano e do planeta.

     
 

Nelson Freitas é músico, de formação popular, compositor e empresário do setor de produção cultural. A experiência em produção cultural começou através da produção de seus próprios shows, ao final da década de 70. Estudou teoria e violão na Escola de Música Villa-Lobos; concluiu o curso de Formação de Professores em Educação Musical na Escola de Música Pró-Arte e o terceiro-grau ficou incompleto. Já produziu centenas de espetáculos musicais de renomados artistas do cenário musical nacional em espaços públicos, casas de shows e teatros no Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e outros estados do país. Entre março de 2003 e dezembro de 2004 foi Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, destacando em sua gestão a criação da Casa de Cultura Nova Iguaçu, a Agenda 21 da Cultura de Nova Iguaçu, apontada pela Rede Íbero-Americana de Cidades para a Cultura como referência de Agenda 21 Global da Cultura, a Bienal do Livro de Nova Iguaçu, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Cultural e o Sistema Municipal de Cultura.

No período de 2004 a 2005 Nelson foi membro titular do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (vice-presidente da Comissão de Legislação e Normas e presidente da Comissão de Política Cultural). A partir de 2005, dedicou-se especificamente à direção da Água Grande Projetos e Realizações, empresa criada por ele em 1998.

   

 
Água Grande Projetos e Realizações Ltda
Rua Getúlio Vargas nº 122 - CENTRO | Cidade: Nova Iguaçu- UF: RJ - CEP: 26.255-060 | Telefones: (21) 2797-4376 / (21) 96446-9865 / (21) 98841-0286 | E-mail: aguagrande@gmail.com