JORNADA EDUCAÇÃO SÉCULO XXI - NOVA IGUAÇU - 2011

No Brasil, as artes em geral estão relacionadas a estigmas de ócio, erudição e complexidade. Parece que arte existe para ser consumida apenas por determinados grupos de pessoas ou segmentos sociais. O fato é que a vivência dos recursos das artes aguça as capacidades crítica e criativa do ser humano o que, portanto, contribui para ampliar significativamente o universo de conhecimento já presente nas pessoas. Nesse contexto, como preparar um cidadão para enfrentar os desafios da vida em sociedade no século XXI, o século do conhecimento e das incertezas, sem promover o acesso das pessoas aos principais equipamentos e conteúdos artísticos da vida contemporânea?

Se o desenvolvimento econômico é fundamental para alavancar as melhorias necessárias à qualidade de vida das cidades, à comodidade e ao bem-estar das pessoas, é imprescindível ressaltar que, para se constituir uma sociedade economicamente forte e pujante, é preciso, antes de tudo, construir uma sociedade ativa e com forte identidade cultural.

O Projeto Educação Século XXI Escolas reuniu na cidade de Nova Iguaçu renomados criadores e pensadores do cenário cultural nacional, para fazer uma leitura acurada, criativa, instigante e, sobretudo, inovadora no que diz respeito à aplicação das artes na formação do cidadão.

Veja a programação completa do festival. O acesso a todas as atividades foi gratuitoAssista ao(s) vídeo(s) e leia o programa do evento na íntegra clicando nos icones ao lado.

             

FOTOS